sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cidade das Crianças realiza exposição Olhares das crianças sobre o Bom Fim


Imagine o que você quiser

Exposição de Fotografias: Olhares das crianças sobre o Bom Fim
A mostra de fotografias faz parte da Exposição Bom Fim Um Bairro Muitas Histórias, permanecendo aberta ao público de 30 de abril a 1 de julho de 2011.

Local: Museu da UFRGS, Campus Central, Bairro Farroupilha, Porto Alegre.
Realização: Cidade das Crianças
Coordenação: Ana Marta Meira
Parceria: CCCEV 

A Exposição Bom Fim Um Bairro Muitas Histórias é realizada pelo Museu da UFRGS,
visite o site através do link que indicamos no final desta postagem.

reflexos

As crianças e seus olhares sobre o bairro Bom Fim: imagens e testemunhos

A exposição Olhares das crianças sobre o Bom Fim apresenta imagens testemunho da infância sobre o bairro, recortando cenas, lugares, traços do espaço urbano e da cidade.
O projeto Cidade das Crianças é protagonista do processo de criação coletiva realizado pelas crianças, das mais variadas idades.
 “Bom fim, bom final, bom fim de história”, foram associações enunciadas coletivamente nas elaborações iniciais das crianças sobre o tema. O tempo extensivo, a presencialidade, marcas do projeto coletivo, fundam o tecido sobre o qual as imagens apresentadas foram criadas e escolhidas pelas crianças.
Na tessitura entre imagens e palavras enunciadas, registros imaginários e simbólicos da infância na cidade traduzem os olhares singulares das crianças, transmitindo recortes poéticos sobre o Bom Fim.

Ana Marta Meira - Coordenação

trajeto Z
traços e passos sobre o bairro
Cidade das Crianças
O processo de criação coletiva

As fotografias foram produzidas pelas crianças integrantes do projeto Cidade das Crianças em seus encontros semanais, aos sábados à tarde. As caminhadas pelo bairro Bom Fim foram o campo de seu trabalho durante o mês de março de 2011.
Em 12 de março as crianças planejaram o trabalho a ser realizado sobre o Bom Realizadas em 19 e 26 de março de 2011, as crianças andaram pelo bairro com o acompanhamento da equipe da Cidade das Crianças e familiares de algumas crianças.
No dia 2 de abril elas reuniram-se no Centro Cultural CEEE
Erico Verissimo, selecionando e nomeando coletivamente 30 imagens para a exposição, a partir das 300 fotografias que haviam registrado sobre o bairro.

 Veja algumas fotografias no link: http://twixar.com/BX0ppfNek0


Crianças que realizaram as fotografias sobre o bairro Bom Fim

Ana Clara de Souza Camargo
Clara Ghiggi Morales
Gabriel Soares Dias 
Júlio Estevan Ghiggi Morales
Lila Hanuman Brum Lindern
Nicolas Rocho Coutinho
Kaori Kubo Fagindes
Victória Berruti Valmorbida
Eduarda M. Silva - participação na montagem


Cidade das Crianças
Equipe

Ana Marta Meira – Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia Social e Institucional/UFRGS, Doutora em Educação/UFRGS, Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte e Educação/GEARTE/UFRGS. Coordenadora do Projeto Cidade das Crianças.
Colaboradora do Portal Cultura Infância. Contato: anamartameira@gmail.com
Cecília Dutra – Artista, Graduação em Artes Visuais/UFPEL, Especialista em Artes Visuais/Fotografia/FEEVALE.
Filipe Furlan – Psicólogo/UFRGS, Realizou Residência em Saúde Coletiva/GHC/RS, atua na Rede de Saúde Municipal de Sapucaia.
Tábita Wittmann – Graduada e Mestranda em Letras/Português e Literaturas de Língua Portuguesa/UFRGS, Professora de Língua Portuguesa do Projovem Urbano.
Gilvânia Pontes Maurício – Graduação em Pedagogia/UFRN, Mestre em Educação/UFRN, Doutoranda em Educação/UFRGS, Integrante do Paidéia/RN e GEARTE/UFRGS
João Borges e Júlia Soares – Estudantes e Estagiários do curso de Graduação em  Psicologia/UFRGS.
Colaboradora: Gabriela Bon – Graduação em Artes Plásticas/ História, Teoria e Crítica da Arte (UFRGS), Especialização em Museologia e Patrimônio Cultural (UFRGS), Mestranda em Educação/UFRGS, Integrante da Ação Educativa da Fundação Bienal do Mercosul, Integrante do GEARTE/UFRGS.

Parceria
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Apoio
Projeto Monumenta, Fundarte, Zapata Filmes e Bamboletras.


Casal secreto












Brincando de pega pega