terça-feira, 21 de junho de 2011

A Cidade das Crianças e o teatro de sombras











A Cidade das Crianças é um espaço no qual as crianças realizam processos de criação coletiva, nas várias linguagens artísticas, entre essas o teatro, desenho, fotografia, pintura, filmagens. O lúdico, a poesia e a literatura estão presentes em suas criações.

A cidade de Porto Alegre é o horizonte sobre o qual suas  criações são colocadas em cena.

O teatro de sombras é uma linguagem que atravessa a história do projeto, sendo realizado desde agosto de 2006. As crianças inventaram uma história que é transformada em sombras a partir de suas produções.
O teatro de sombras possibilita que as crianças coloquem em jogo o corpo, o imaginário e interfiram sobre as cenas e personagens, desprendendo-se da posição de espectadoras. Elas são protagonistas no teatro, dando movimento às suas criações, em meio a jogos de luz e sombra, entre palavras que tecem a história coletiva.

O projeto Cidade das Crianças é aberto a crianças de 4 a 11 anos, coordenado por Ana Marta Meira e realizado em parceria com o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, localizado na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre.