terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cidade das Crianças na Ala Infantil da 60 Feira do Livro de Porto Alegre

O projeto Cidade das Crianças realizou no dia 9 de novembro de 2014 a sétima edição de atividades abertas a crianças na Ala Infantil da Feira do Livro de Porto Alegre. 
A partir de elaborações extensivas temporalmente realizadas com as crianças  que consideraram os projetos das edições anteriores, este ano foi proposta a elaboração de um livro brinquedo de uma cidade das crianças. A partir da estrutura inicial do livro brinquedo o público infantil foi convidado a realizar interferências e criações coletivas. Participaram crianças de várias idades, culturas e cidades. Traços, escritos, desenhos, recortes, dobras e diálogos fundaram inscrições sobre o livro brinquedo, que terá novas interferências ao longo das atividades do projeto Cidade das Crianças na Usina do Papel, Usina do Gasômetro. Em outro espaço os pais registraram lembranças de infância em livros artesanais e a Usina do Papel, através da participação de Josmeri Puhl, expôs produções em papel reciclado. 
A imprensa da Feira do Livro de Porto Alegre realizou entrevistas com a equipe e com jovens que foram participantes do projeto quando crianças. Atualmente eles participam de atividades pontuais, sempre acompanhando as elaborações e transmitindo às crianças as experiências do projeto. O link da matéria apresentada a seguir está disponível em:  < http://www.feiradolivro-poa.com.br/noticias/futuros-escritores-produzem-um-livro-na-cidade-das-criancas >. 
Imagens: Mariana Fontoura, Câmara Riograndense do Livro, 2014.



DOMINGO, 09 DE NOVEMBRO DE 2014

Futuros escritores produzem um livro na Cidade das Crianças


Desde 2008, o Projeto A Cidade das Crianças participa da programação da  Ala Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre.
Neste sétimo ano consecutivo, o projeto realiza atividades artísticas e lúdicas abertas a crianças na Casa do Pensamento. O trabalho é coletivo e um completa a ideia do outro. Nesta edição, os meninos e meninas criam e inventam um  livro brinquedo sobre uma cidade. A garotada  desenha, escreve, pinta e cola nas páginas que têm estrutura de labirinto.
Gabriel Soares Dias tem 16 anos, mas desde os oito participa das oficinas do Cidade das Crianças, promovidas pelo Projeto de Extensão do Curso de Artes Visuais da UFRGS e que têm caráter permanente na Usina do Papel, na Usina do Gasômetro de Porto Alegre:
- Gosto de criar, trabalhar com os pequenos e fotografar o que fazem . Há três anos, sempre estou aqui no espaço do projeto na Feira do Livro. – Revela o estudante.
A equipe de coordenação é formada por Ana Marta Meira, Adriana Ganzer, Camila Zimmer e Carolina Luz.