Olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre: infância contemporânea, psicanálise, educação e arte (MEIRA, 2011),
está disponível para leitura
no LUME/ UFRGS, veja link abaixo.
A pesquisa apresenta reflexões, análises e experiências tendo como foco os olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre a partir de articulações transdisciplinares entre psicanálise, educação, arte, cultura, história e urbanismo.
O projeto Cidade das Crianças foi o campo no qual foram realizadas atividades artísticas e lúdicas abertas a crianças em espaços públicos e culturais da cidade. Os processos de criação coletiva, a extensão temporal, a repetição, a escuta das crianças e o registro de suas produções, foram os traços que marcaram o trabalho.
A experiência da Cidade das Crianças marcou lugares nos quais as crianças encontraram a possibilidade de realizar processos criativos no campo da educação não formal. As trajetórias das crianças foram entrelaçadas à memória da cidade e aos laços sociais que se desdobraram através de suas elaborações e experiências presenciais.
Olhares infantis sobre a cidade revelam que para além dos espelhos reais há possibilidades de experenciar a cidade com a criação de laços coletivos sistemáticos, a partir de redes imaginárias e simbólicas que
outorgam consistência ao lugar constituinte da infância no espaço público e cultural da cidade.
outorgam consistência ao lugar constituinte da infância no espaço público e cultural da cidade.
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