segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cidade das Crianças na Casa M da VIII Bienal do Mercosul

A Cidade das Crianças realizou sua primeira visita à Casa M, da VIII Bienal do Mercosul. Em uma bela caminhada, do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, na Rua dos Andradas, subindo a Rua da Ladeira, atravessando a Praça da Matriz, indo pela Duque de Caxias, encontramos a antiga escadaria que termina na Rua Fernando Machado, bem à frente do sobrado de número 513.

Ali, fomos recebidos por Liane Strapazzon, integrante do Projeto Pedagógico da VIII Bienal do Mercosul, que acompanhou as trajetórias das crianças pela casa de três andares, plena de corredores, sonoros espaços de madeira, escadarias, mesas que convidam às trocas.

O sobrado do início do século XX, em que vivia Cristina Balbão, artista e professora do Instituto de Artes Visuais da UFRGS, foi transformado em uma mágica casa de artes, espaços de convivência, exposições, oficinas, diálogos, entre outras interferências, estendendo um tecido cultural no espaço e no tempo da cidade, instaurando trocas com a comunidade, a vizinhança, no Centro Histórico de Porto Alegre.

A escadaria à frente do sobrado é um convite a passagens sobre a história da cidade, a recortes de passos e olhares que desviam dos conhecidos caminhos de cada dia.

Grãos de areia coloridos, interferência do artista Fernando Limberger no pátio do sobrado, foram capturados pelo olhares e toques das crianças, sendo distribuídos em outros espaços da rua, entre passantes, marcando trajetos da arte também na Cidade das Crianças.


Sobre a Casa M de Mercosul: http://www.bienalmercosul.art.br/blog/casa-m-de-mercosul/

sábado, 13 de agosto de 2011

A Cidade das Crianças e os livros

Cidade das Crianças
Cais do Porto, 2009
 A Cidade das Crianças realiza atividades artísticas e lúdicas e também está elaborando vários projetos, entre esses a escrita e publicação da história do teatro de sombras e a intervenção na Ala Infantil da Feira do Livro de Porto Alegre. As crianças realizam extensivamente o processo de criação desse trabalho, a ser aberto ao público infantil visitante da Feira do Livro em um dia.
A partir de seus olhares sobre a cidade de Porto Alegre, articulam-se proposições relacionadas a várias linguagens artísticas, literárias e lúdicas.
A Cidade das Crianças realiza atividades na Feira do Livro desde 2008, sendo que a partir de 2009 o espaço destinado a suas intervenções é o Largo da Escrita, no Armazém A do Cais do Porto.  Em breve realizaremos um passeio para que as crianças novas no projeto conheçam o espaço que será habitado por suas invenções, dando também continuidade às criações dos anos anteriores.

A Cidade das Crianças é realizada todos os sábados, das 15h30 às 17h30, na Sala O Retrato, quarto andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Rua dos Andradas 1223, Centro Histórico de Porto Alegre.


 
Cidade das Crianças
Feira do Livro de Porto Alegre, Ala Infanto-Juvenil, Cais do Porto, 2009