segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cidade das Crianças na Casa M da VIII Bienal do Mercosul

A Cidade das Crianças realizou sua primeira visita à Casa M, da VIII Bienal do Mercosul. Em uma bela caminhada, do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, na Rua dos Andradas, subindo a Rua da Ladeira, atravessando a Praça da Matriz, indo pela Duque de Caxias, encontramos a antiga escadaria que termina na Rua Fernando Machado, bem à frente do sobrado de número 513.

Ali, fomos recebidos por Liane Strapazzon, integrante do Projeto Pedagógico da VIII Bienal do Mercosul, que acompanhou as trajetórias das crianças pela casa de três andares, plena de corredores, sonoros espaços de madeira, escadarias, mesas que convidam às trocas.

O sobrado do início do século XX, em que vivia Cristina Balbão, artista e professora do Instituto de Artes Visuais da UFRGS, foi transformado em uma mágica casa de artes, espaços de convivência, exposições, oficinas, diálogos, entre outras interferências, estendendo um tecido cultural no espaço e no tempo da cidade, instaurando trocas com a comunidade, a vizinhança, no Centro Histórico de Porto Alegre.

A escadaria à frente do sobrado é um convite a passagens sobre a história da cidade, a recortes de passos e olhares que desviam dos conhecidos caminhos de cada dia.

Grãos de areia coloridos, interferência do artista Fernando Limberger no pátio do sobrado, foram capturados pelo olhares e toques das crianças, sendo distribuídos em outros espaços da rua, entre passantes, marcando trajetos da arte também na Cidade das Crianças.


Sobre a Casa M de Mercosul: http://www.bienalmercosul.art.br/blog/casa-m-de-mercosul/

Nenhum comentário:

Postar um comentário